Implantação
ISO
O que significa ISO? ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization), com sede em Genebra, Suíça e que cuida da normalização (ou normatização) de produtos e serviços em nível mundial.

A ISO ficou popularizada pela série 9000, ou seja, as normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas. O propósito da ISO é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas igualmente por todos os países do mundo. Ferramenta para gerar lucro através da melhoria dos processos
O que é a NBR ISO 9001?
A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações.
Em 1987 a ISO editou a série 9000 com o objetivo de estabelecer critérios para implantação de Sistemas de Garantia da Qualidade. A primeira versão criou uma estrutura de três normas sujeitas à certificação, a ISO 9001, 9002 e 9003, além da ISO 9000 que era uma espécie de guia para seleção da norma mais adequada ao tipo de organização.
Normas NBR ISO 9000:
Existem três normas na família ISO 9000 que são:
ABNT NBR ISO 9000:2000
Descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistema.
ABNT NBR ISO 9001:2015
Especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, em que uma organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente, aos regulamentares legais, e objetiva aumentar a satisfação do cliente.
ABNT NBR ISO 9004:2000
Fornece diretrizes que consideram tanto a eficácia como a eficiência do sistema de gestão da qualidade. O objetivo desta norma é melhorar o desempenho da organização e a satisfação dos clientes e das outras partes interessadas.
Objetivo
O objetivo da NBR ISO 9001 é complementar os requisitos dos produtos e serviços prestados por uma organização, a qual pretende implementar os seus padrões de qualidade e tornar-se mais competitiva nos mercados interno e externo.
Todo o funcionamento da “empresa de qualidade” gira em torno do conceito da qualidade que foi definido. A implementação das normas é baseada no ciclo PDCA:
- Planejar P- Plan) - Estabelecer objetivos e processos; Resultados p/ Clientes e Organização;
- Fazer (D - Do) - Implementar os processos;
- Verificar (C – Check) Monitorar / Medir Processos e produtos (requisitos produtos);
- Agir (A – Act) - Agir para melhorar continuamente o desempenho dos processos.
Benefícios
Entre os principais benefícios da certificação ISO 9001, podemos apontar:
- Melhoria do desempenho no fornecimento de produtos/serviços e, portanto níveis mais altos de satisfação dos clientes;
- Melhoria da percepção dos clientes em relação à imagem, cultura e desempenho da organização;
- Melhoria da produtividade e eficiência, o que leva a reduções de custo;
- Melhoria da comunicação, da moral e da satisfação no trabalho;
- Vantagem competitiva e maiores oportunidades de marketing e vendas.
Os Princípios de Gestão da Qualidade
Foco no cliente
Liderança sobre objetivos comuns
Foco no cliente
Envolvimento de todos
As pessoas se comunicam e trabalha para o bem comum.
O envolvimento pleno delas possibilita utilizar suas habilidades para benefícios da organização.
Abordagem Sistêmica
Os processos são inter-relacionados para um dado objetivo contribuindo para a melhoria de eficácia e da eficiência.
Mudanças são definidas em conjunto por todos os envolvidos.
Ver as coisas como processos
Melhoraria Contínua
Decidir após ter os dados
Benefícios mútuos entre clientes e fornecedores
O relacionamento mutuamente benéfico entre as Organizações e seus Fornecedores aumenta a capacidade de ambos lucrarem.
