Implantação
ISO

O que significa ISO? 
ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization), com sede em Genebra, Suíça e que cuida da normalização (ou normatização) de produtos e serviços em nível mundial.

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A ISO ficou popularizada pela série 9000, ou seja, as normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas. O propósito da ISO é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas igualmente por todos os países do mundo. Ferramenta para gerar lucro através da melhoria dos processos 

O que é a NBR ISO 9001?

A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações.

Em 1987 a ISO editou a série 9000 com o objetivo de estabelecer critérios para implantação de Sistemas de Garantia da Qualidade. A primeira versão criou uma estrutura de três normas sujeitas à certificação, a ISO 9001, 9002 e 9003, além da ISO 9000 que era uma espécie de guia para seleção da norma mais adequada ao tipo de organização.

Normas NBR ISO 9000:

Existem três normas na família ISO 9000 que são:

ABNT NBR ISO 9000:2000

Descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistema.

ABNT NBR ISO 9001:2015

Especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, em que uma organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente, aos regulamentares legais, e objetiva aumentar a satisfação do cliente.

ABNT NBR ISO 9004:2000

Fornece diretrizes que consideram tanto a eficácia como a eficiência do sistema de gestão da qualidade. O objetivo desta norma é melhorar o desempenho da organização e a satisfação dos clientes e das outras partes interessadas.

Objetivo

O objetivo da NBR ISO 9001 é complementar os requisitos dos produtos e serviços prestados por uma organização, a qual  pretende implementar  os seus padrões de qualidade e tornar-se mais competitiva nos mercados interno e externo.
Todo o funcionamento da “empresa de qualidade” gira em torno  do conceito da qualidade que foi definido. A implementação das normas é baseada no ciclo PDCA: 

Benefícios

Entre os principais benefícios da certificação ISO 9001, podemos apontar: 

Os  Princípios de  Gestão da Qualidade

Foco no cliente

Uma  Empresa   deve fornecer  produtos e serviços  com qualidade e aumento  da satisfação do cliente, as Organizações dependem dele.

Liderança sobre objetivos comuns

Os líderes estabelecem unidade de objetivo, orientação e ambiente interno no qual as pessoas se tornam envolvidas.

Foco no cliente

Uma  Empresa   deve fornecer  produtos e serviços  com qualidade e aumento  da satisfação do cliente, as Organizações dependem dele.

Envolvimento de todos

As pessoas se comunicam e trabalha para o bem comum.

O envolvimento pleno delas possibilita utilizar suas habilidades para benefícios da organização.

Abordagem Sistêmica

Os processos são inter-relacionados para um dado objetivo contribuindo para a melhoria de eficácia e da eficiência.

Mudanças são definidas em conjunto por todos os envolvidos. 

Ver as coisas como processos 

A organização entende que as diversas fases para realização do produto ou do serviço precisam ter bons resultados individualmente. Um resultado desejado é mais eficientemente atingido quando os recursos e as atividades são gerenciados como um processo. 

Melhoraria Contínua

A Organização deve  tomar  ações corretivas e preventivas para que os problemas não se repitam. Análises críticas devem ser feitas de modo a verificar  e assegurar a sua contínua pertinência, adequação e eficácia. Auditorias internas  devem ser realizadas para verificar a eficácia dos sistema. Políticas e objetivos devem ser definidos  e alcançados.

 Decidir após ter os dados

Os resultados dos processos da organização devem ser monitorados. As decisões só são eficazes quando baseadas em análises lógicas e intuitivas dos dados e informações.

 Benefícios mútuos entre clientes e fornecedores

O relacionamento mutuamente benéfico entre as Organizações e seus Fornecedores aumenta a capacidade de ambos lucrarem.

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